Brasil pode adotar passaporte digital de vacinação para o turismo

Um assunto vem ganhando cada vez mais espaço nos debates que envolvem o turismo: a criação de um passaporte digital de vacinação para facilitar a circulação de visitantes ao redor do mundo. E isso inclui também o Brasil.

Na última semana, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o presidente da Embratur, Carlos Brito, se reuniram com o G20 do turismo brasileiro (grupo formado pelas 20 principais associações de hotelaria e lazer no país) e discutiram a importância da adoção do tal “passaporte digital de vacinação”.

BRASIL INICIA TESTES DE EMBARQUE AÉREO 100% DIGITAL

“Por meio de um Certificado Digital, no próprio celular, a pessoa vai poder comprovar que já foi vacinada e que está apta a retomar as viagens e a presença em eventos. Estamos trabalhando com o Ministério da Saúde, hora após hora, para saber a situação da vacinação no Brasil”, afirmou o ministro.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) defende que os países digitalizem os números de covid-19 e, principalmente, os comprovantes de vacinação.

CONHEÇA 45 PAÍSES QUE EXIGEM O SEGURO VIAGEM DOS TURISTAS

Nova York – A Big Apple saiu na frente e lançou, na última sexta-feira, o “Excelsior Pass”, aplicativo que permite às pessoas já vacinadas contra o coronavírus comprovarem a imunização. O certificado é válido também para quem obteve recentemente um resultado negativo para a covid-19. A ideia é que com as informações do app, os norte-americanos possam então retomar atividades sociais como frequentar festas, estádios e locais de entretenimento que recebam mais pessoas do que o atual limite (10 pessoas em ambientes fechados e 25 pessoas ao ar livre).