EUA anunciam reabertura de fronteiras a partir de novembro

A notícia que muitos esperavam acaba de ser confirmada. Os Estados Unidos anunciaram a reabertura de suas fronteiras a todos aqueles que estejam vacinados e se submetam a testes e rastreamento de contatos a partir de novembro de 2021.

A data exata ainda não foi divulgada, mas o comunicado oficial cita “o começo do mês”. As fronteiras dos Estados Unidos estão fechadas aos turistas internacionais, inclusive para os vacinados, desde março de 2020, auge da pandemia do coronavírus, ainda durante o governo de Donald Trump.

A princípio, os viajantes deverão comprovar vacinação completa e também precisarão apresentar teste negativo para o coronavírus realizado até três dias antes do embarque.

Mais detalhes, como quais as vacinas serão aceitas e se haverá necessidade de quarentena dentro dos Estados Unidos, ainda serão divulgados. Segundo o coordenador de Resposta à Covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) será consultado para orientar quais imunizantes serão aceitos.

Vale ressaltar que atualmente, o CDC considera “totalmente vacinado” contra a Covid-19 quem tomou os imunizantes aprovados para uso emergencial no país: da Pfizer, da Moderna e da Janssen (vacina em dose única da Johnson& Johnson). De acordo com o órgão, a orientação também pode ser aplicada a doses que foram listadas para uso emergencial pela OMS, como a Oxford/AstraZeneca. A Coronavac não é citada.

Há uma semana, o CDC já havia atualizado a classificação de risco para as viagens ao Brasil. O país deixou o grupo de “risco muito alto”, quarto e último estágio, passando ao selo de “risco alto”, terceiro estágio.

LEIA TAMBÉM:
CHILE LIBERA A ENTRADA DE BRASILEIROS VACINADOS E EXIGE SEGURO VIAGEM
REPÚBLICA TCHECA REABRE PARA BRASILEIROS VACINADOS E EXIGE SEGURO VIAGEM
PERU AUTORIZA ENTRADA DE BRASILEIROS: CONFIRA AS EXIGÊNCIAS