Máscaras não são mais obrigatórias no estado de São Paulo

Tem viagem marcada para São Paulo? Seja a lazer ou negócios, saiba que a partir desta quinta (17/03) o uso de máscara, como proteção contra a covid-19, não será mais obrigatório no estado. O decreto foi publicado em edição extra e tem efeito imediato.

Com isso, o uso da proteção individual agora torna-se opcional em ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias, entre outros. A proteção, no entanto, deve ser mantida no transporte público, inclusive nos locais de acesso, e em unidades médico-hospitalares.

Em nota divulgada à imprensa, o governador afirmou que tomou a decisão após orientação do comitê científico. Os especialistas do comitê levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu o patamar de 90% do público-alvo, ou seja, acima de 5 anos. A meta percentual é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS).

A análise observou que, após 14 dias do feriado de carnaval, houve manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando queda na transmissão. O governo aponta que, pela sexta semana seguida, foi registrada queda de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria.

Vale lembrar que a flexibilização em ambientes abertos já havia sido autorizada no último dia 9. Na ocasião ficaram isentos da obrigatoriedade espaços abertos, inclusive dentro de escolas (como pátios e quadras descobertas).

Decisão da capital
O secretário da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou que a capital paulista vai seguir o governo do estado e encerrar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados a partir desta sexta-feira (18/03). A Prefeitura vai publicar o decreto nesta sexta. Segundo a a Secretaria Municipal da Saúde, segue obrigatório o uso de máscaras em táxis, carros de aplicativo e ônibus rodoviários.

LEIA TAMBÉM: INVERNO EM BARILOCHE TERÁ VOOS DIRETOS DE SP E MAIS NOVIDADES
RIO DE JANEIRO SUSPENDE USO DE MÁSCARAS A PARTIR DESTA TERÇA
TEMPORADA BRASILEIRA DE CRUZEIROS SERÁ RETOMADA NO PRÓXIMO DIA 5