Tóquio: 8 motivos para você programar uma viagem para o Japão em 2020

Se você está buscando um novo destino para sua próxima aventura internacional então aqui vai uma dica: Tóquio. A capital japonesa é simplesmente surpreendente. A cidade com ares de modernidade consegue equilibrar o novo com o antigo, as gírias e cosplays com a tradição dos templos e da cultura milenar.  Decidir embarcar rumo à Ásia é sair do lugar comum e se entregar a uma viagem de descobertas a cada passo!

Ainda está na dúvida? Então leia esses 8 motivos que separamos para inspirar sua viagem:

Conhecer o templo dedicado à deusa da misericórdia – O Asakusa ou Sensoji pode ser considerado o principal cartão-postal de Tóquio, dedicado à deusa Kannon, da misericórdia. É um dos 10 templos mais visitados do Japão e te deixa inebriado com um certo ar místico. A porta de entrada do templo, o Kaminarimon, tem uma das maiores e mais bonitas lanternas do país.  Ao chegar, pouco depois de andar alguns metros, pare no enorme caldeirão de incenso e siga o ritual de purificação sugerido, para isso, basta espalhar a fumaça pelo corpo. Ir a Tóquio e não passar por lá é um desperdício. Ele foi construído no ano 628 e ao seu redor o bairro mantém as tradições vivas até hoje. Entre os portões e o templo, fica a Nakamise-dori, movimentada rua cheia de lojinhas que fazem a alegria dos turistas! Aproveite para comprar as lembrancinhas para a família!

Presenciar um leilão de atuns – Quando a gente imagina um leilão logo nos vem à cabeça peças caras e obras de arte, mas nem sempre é assim. Em Tóquio há um leilão um pouco diferente, porém não menos valioso. O produto principal aqui é o atum! O Tsukiji é um tentação para quem gosta de peixes! Eles ficam ali, expostos, basta escolher! Para acompanhar a disputa de lances será preciso madrugar e chegar lá antes das 5h. São distribuídas pouco mais de 100 senhas por dia, por ordem de chegada, mas se você é daqueles que não curte acordar tão cedo, vale visitar o Tsukiji depois das 9h e explorar toda a área exterior, com ruelas cheias de restaurantes especializados em sushi e “frutos do mar”; casas de chá verde; lojas com equipamento de cozinha entre tantas outras opções. Certamente não há lugar melhor para saborear a comida japonesa do que ali, será o sashimi mais fresco da sua vida!

LEIA TAMBÉM: SEIS DICAS PARA PROGRAMAR SUA VIAGEM E EVITAR CONTRATEMPOS

Saborear a comida japonesa – Impossível não falar da comida japonesa. Há quem ame e quem deteste. Para os apaixonados por peixe cru não vão faltar opções, mas não espere encontrar esses hots e adaptações que foram feitas por aqui. Vale ressaltar que lá come-se de tudo e, claro, o MC Donalds também está espalhado pela cidade. Creio que tão popular quanto os sashimis são os noodles, esses estão presentes o tempo todo na culinária, inclusive no café da manhã.

Utilizar privadas bem diferentes – Aqui não tem meio termo mesmo! Muitos lugares públicos em Tóquio ainda possuem a privada rente ao chão. Para quem não está acostumado, que é o nosso caso, ficar de cócoras é bem desconfortável e incômodo, além de exigir bastante força nas pernas. Então se está pensando em visitar a capital japonesa, já vale aumentar a série de pernas na academia! Em compensação, o Japão está cheio de privadas pra lá de modernas, começando pelo Aeroporto. Se desembarcar do avião e decidir ir ao banheiro já vai perceber que ali as coisas são bem diferentes daqui. Você pode escolher num menu lateral se quer um jatinho de água quente ou fria, por exemplo, pode controlar a temperatura do assento e até música alguns modelos possuem. É bem engraçado! Não precisa ter pressa, vale testar cada símbolo e ainda rir da situação.

Curtir a natureza da cidade – Impossível falar de Tóquio e não lembrar das cerejeiras, elas fazem parte do cenário da cidade e realmente são ainda mais bonitas vistas pessoalmente! Se você curte natureza, então vale enfrentar os outros milhares de turistas que passam pelo Parque Ueno diariamente. Ele fica localizado na área central de Tóquio e possui diferentes atrações dentro de seu perímetro, como museus, jardins e templos. E apesar de tantas opções, uma acaba se destacando: o Ueno Zoo, que abriga vários animais, mas que conquista o público com sua família de pandas gigantes. Além do pai Ri-Ri e da mãe Shin-Shin, desde de dezembro de 2017 os visitantes podem ver também o filhote Xiang Xiang, que foi o primeiro filhote do zoológico a estrear em 29 anos. Uma verdadeira fofura!

Vivenciar as Olimpíadas 2020 – Se você é fã de esportes então já sabe que as Olimpíadas de 2020 acontecem em Tóquio entre os dias 24 de julho a 9 de agosto do próximo ano. Serão disputadas 33 modalidades, com a expectativa de participação de mais de 11 mil atletas representando mais de 204 países. Esse pode ser o estímulo que faltava para você programar uma viagem ao destino, que é um prato cheio quando o assunto é turismo.

Ver de perto os atletas brasileiros – Torcer pelo Brasil de pertinho não tem preço! Tudo bem que a delegação brasileira em Tóquio será bem menor (deverá ter entre 250 e 260 atletas) quando comparada aos 465 desportistas brasileiros nos Jogos do Rio, em 2016, mas ainda assim é bem emocionante ver o nosso país nas disputas. Até o momento, oficialmente, são pouco mais de 100 brasileiros classificados.

Acompanhar os novos esportes – A edição de 2020 terá o maior número de modalidades na história das Olimpíadas. Ao todo, o programa conta com 339 provas de 33 modalidades a serem disputadas em 17 dias de competição.  Alguns esportes foram incluídos pela primeira vez: surf, escalada, skate e beisebol/softbol. Dentro de modalidades esportivas já existentes nos jogos, houve o acréscimo das categorias de basquete 3×3 e BMX Freestyle (bicicleta)

PODE TE INTERESSAR: LISBOA, DESCUBRA OS ENCANTOS DA CAPITAL PORTUGUESA