Ilha da Magia: 5 dicas imperdíveis para sua viagem a Florianópolis

Sol, praia, lagoa, dunas, cultura e gastronomia. Florianópolis tem tudo isso e muito mais. E o melhor, com a chegada do verão, a Ilha da Magia fica ainda mais mágica! Altas temperaturas, praias lotadas e uma atmosfera que só a capital de Santa Catarina tem. Não importa qual seja seu gosto, nem seu perfil de viajante, Floripa vai te encantar!

E para você visitar o que há de melhor na cidade separamos cinco dicas:

Praias
É uma lista sem fim! São dezenas e cada uma com sua característica. E quer saber qual é a melhor? Depende do que você busca…. Porém, uma visita a Floripa não estará completa sem que você conheça as praias da Joaquina, Mole, Brava e Campeche. E tem Jurerê e Jurerê Internacional, famosas pelas mansões cinematográficas. Essas são as principais entre aquelas que têm fácil acesso. Mais distante, na parte sul, estão algumas preciosidades como a Praia do Matadeiro, Pântano do Sul, a pacata Praia da Solidão e a Lagoinha do Leste, uma praia linda, cujo acesso é feito por trilhas ou através do mar — para quem procura sossego, é certamente um paraíso!

História
Tudo bem que o verão está chegando e talvez você queira ficar só nas praias, mas tem muita história e cultura na Ilha da Magia. Para quem está em Floripa e segue para Jurerê Internacional vale a pena dar uma parada – quem sabe no almoço? – em Santo Antônio de Lisboa, um bairro açoriano às margens da Baía do Norte. O bairro recebeu muitos imigrantes dos Açores, em Portugal, e diferente de outras partes da ilha, as construções históricas permanecem até hoje. Uma outra dica cultural e também gastronômica é uma ida ao Mercado Público Municipal, com algumas guloseimas típicas e peixes frescos.

Dunas
Floripa tem um quê de deserto. Em meio às praias, as dunas são uns dos maiores pontos turísticos de Florianópolis. As dunas estão localizadas na Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, Praia dos Ingleses, Praia do Santinho, Praia de Moçambique, Praia do Campeche, Praia da Armação e na Praia do Pântano do Sul. No entanto, são três as formações mais procuradas por turistas. A mais famosa de todas é a que separa a praia da Joaquina da Lagoa da Conceição. Nelas, aliás, nasceu o sandboard, também conhecido como “surf de areia”. Apesar de geógrafos argumentarem que a prática do esporte deteriora os bancos de areia, quem quiser sentir a emoção de descer as dunas em uma prancha pode alugá-la no local.

Onde ficar
Nem tudo são flores em Floripa. No verão o trânsito na ilha fica um pouco caótico e isso pode atrapalhar um pouco seus planos. Por isso é importante escolher bem a localização da sua hospedagem. Uma dica é tentar ficar perto das praias, mas atenção, se hospedar em Jurerê, por exemplo, só valerá a pena se você for do estilo baladeiro. No mais, fuja de hotéis naquela área. E evite também o centro, afinal, dificilmente você fará algo por lá. Uma dica boa é ficar hospedado perto da Lagoa da Conceição, local onde você passará boa parte da sua viagem!

Gastronomia
Os pratos à base de frutos do mar são a principal atração gastronômica de Floripa. Come-se (muito) bem na ilha pelo simples fato de que aqui está o maior viveiro de frutos do mar do país. Pra quem gosta é camarão em abundância! Mas isso não é tudo! Por ser uma capital e uma cidade repleta de pessoas das mais variadas idades e estilos, esses moradores trouxeram e trazem novos gostos e temperos. Toda essa miscigenação transforma a Ilha da Magia e resulta em uma diversidade gastronômica impressionante que reflete no prato do dia-a-dia. Bateu a fome? Então bora pra Floripa!

LEIA TAMBÉM: PARATY: LISTAMOS 8 DICAS DO QUE FAZER NA CIDADE DA COSTA VERDE FLUMINENSE