cinco destinos perfeitos para quem ama cachoeiras

Se você é daqueles que ama água doce e nunca dispensa um convite para desbravar novas cachoeiras, então vai gostar dessas sugestões que separamos a seguir. Com o verão a todo vapor, nada melhor do que um refrescante mergulho para aguentar os dias quentes. E o que não faltam em nosso país são opões de destinos que garantem lindas paisagens e contato com a natureza. Portanto, hora de fazer as malas, aproveitar as férias de janeiro e as altas temperaturas, e cair na estrada.

Ibitipoca (MG)
Conceição de Ibitipoca é um distrito do município de Lima Duarte, em Minas Gerais, que fica localizado na zona da mata mineira. O lugar vem ganhando cada vez mais destaque entre os turistas por conta do Parque Estadual que fica a 3km da vila e abriga uma série de belezas naturais, com nada menos que 48 cachoeiras e 72 grutas de quartzo! Ou seja, se é cachoeira que você busca nesse verão, então este pode ser o destino certo! Para visitar o parque é cobrado um valor de R$20 durante a semana e R$25 nos finais de semana. O parque funciona das 7h às 18h, todos os dias, exceto nas segundas-feiras. Ele possui um limite diário de 600 visitantes, portanto a dica é chegar cedo para não correr risco de não entrar! A Janela do Céu é um dos cartões-postais de Ibitipoca e merece sua visita.

Chapada Diamantina (BA)
O Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado na Bahia, é o segundo maior parque nacional do Brasil. O destino é o refúgio perfeito para quem curte natureza e aventura. A vila, que era conhecida como a capital do diamante (daí que vem a história do nome) é um charme só, com ruas de paralelepípedo e construções coloniais. Por lá não faltam boas pousadas, lojinhas, agências de ecoturismo e restaurantes para conhecer. No seu roteiro inclua o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira do Mosquito, o Poço do Diabo, a gruta da Lapa Doce, a Cachoeira do Sossego, a gruta da Torrinha, a gruta da Pratinha, o tour de barco por Marimbus (o pequeno pantanal da Chapada) e a Cachoeira do Roncador. Os Poços Azul e Encantado também são imperdíveis.

LEIA TAMBÉM: PROGRAME-SE PARA VIAJAR NOS FERIADÕES DE 2020

Chapada dos Guimarães (MT)
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado nos municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá, reúne muitas opções de cachoeiras, corredeiras, mirantes com vistas espetaculares, cavernas e trilhas em meio à típica vegetação do cerrado. O lugar é um verdadeiro convite à natureza, com uma área reservada de 33 mil hectares. Para conhecer a Chapada e aproveitar cada atração que o parque abriga é necessário reservar pelo menos três dias para a viagem. Entre as atrações da região, destacam-se o Vale do Rio Claro; o Circuito das Cachoeiras (também conhecido como Caminho das Águas); a caverna Casa de Pedra; a Cidade de Pedra e o Morro São Jerônimo. Claro que não se pode visitar a região sem conhecer a emblemática cachoeira Véu de Noiva, grande atrativo local!

Jalapão (TO)
O Jalapão está na moda! Localizado no Tocantins, trata-se de um conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um grande parque estadual – maior que os estados de Sergipe e Alagoas, por exemplo. As atrações são todas naturais e você consegue chegar até elas de carro. A cidade de Mateiros, a 160 KM de Ponte Alta do Tocantins, é onde está concentrada a maior parte das atrações. No trajeto das cachoeiras não deixe de visitar a Cachoeira do Formiga, para muitos a mais bonita da região. A queda não é muito grande, mas suas águas formam uma impressionante piscina natural azul-esverdeada. Outro programa obrigatório é conhecer os fervedouros do Jalapão. Um dos mais famosos é o Fervedouro do Ceiça, com capacidade máxima de dez visitantes por vez e permanência total de 20 minutos. Vale lembrar que fervedouros são poços de onde a água brota com muita pressão, impedindo o banhista de afundar. O Fervedouro Bela Vista, em São Félix do Tocantins, é o maior e também um dos mais bonitos, além de contar com excelente infraestrutura.

Visconde de Mauá (RJ)
Localizada na divisa entre os estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro, Visconde de Mauá possui cachoeiras, trilhas e o clima aconchegante de serra. A Cachoeira do Escorrega é uma das mais famosas do destino. Ela leva esse nome pela grande pedra lisa que forma um escorrega natural. Não tenha medo e encare a descida, uma experiência muito divertida! Já a Cachoeira de Santa Clara é considerada por muitos a mais bonita da região, formada por um paredão de pedra de aproximadamente 50 metros. Além da grande queda, forma-se uma grande piscina natural.

LEIA MAIS: APRENDA A ACIONAR A CENTRAL DE ATENDIMENTO CASO NECESSÁRIO