Brasileiros podem solicitar o Global Entry, sistema que agiliza entrada nos EUA

Imagina entrar nos Estados Unidos sem precisar enfrentar as longas filas do processo de imigração? A partir de agora isso será possível! Os brasileiros já podem solicitar on-line o Global Entry (GE) – programa que permite agilizar a entrada nos Estados Unidos de passageiros frequentes, de baixo risco e previamente aprovados. Com o sistema, o viajante pode seguir diretamente para quiosques automáticos, disponíveis em mais de 75 aeroportos norte-americanos.

O encarregado da Embaixada e Consulados dos EUA, Douglas Koneff, ressaltou que “este programa vai não só facilitar as viagens de negócios e investimentos, como também agilizar as visitas de muitos outros brasileiros aos EUA. A conclusão desse acordo é fruto de muito trabalho dos dois governos, e muitos viajantes serão beneficiados pelo GE”.

Entenda o Global Entry:

O Global Entry não substitui a exigência de visto, mas pode acelerar os procedimentos de entrada e saída de estrangeiros autorizados a ingressar em território norte-americano sem passar por filas de imigração nos aeroportos que dispõem de quiosques de atendimento automático que eliminam a necessidade de contato com agentes de imigração.

Como aderir ao programa?

Para aderir ao programa, é preciso pagar taxa de US$ 100 (o equivalente a R$ 529 pelo câmbio atual) à autoridade de Proteção de Fronteiras e Alfândega do Departamento de Segurança Doméstica dos Estados Unidos (CBP), que coordena o programa. A taxa é válida por cinco anos, ao fim dos quais, precisará ser renovada.

As inscrições no programa são analisadas pela Receita Federal e pela Polícia Federal, antes de serem avaliadas pelo CBP, ao qual cabe a decisão sobre quem pode receber tratamento diferenciado no controle migratório.

Os interessados devem se inscrever na plataforma do programa, disponível no site do CBP.

Histórico

Fruto de negociações iniciadas em 2013, a adesão brasileira à iniciativa norte-americana batizada com o nome de Global Entry foi formalizada em novembro de 2019, alguns meses após viagem oficial do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.

Conforme decreto assinado em março de 2020 pelo presidente Bolsonaro e pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, inicialmente, a iniciativa seria testada com até 20 brasileiros participantes do Fórum de Altos Executivos Brasil-EUA. Posteriormente, as inscrições seriam disponibilizadas para um número limitado de pessoas, para que o sistema informatizado desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) fosse testado e aprimorado.

Na terceira e última fase de implementação do programa, a inscrição no Global Entry fica disponível a todo cidadão brasileiro interessado em simplificar a passagem pelo controle de passaporte nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:
NORUEGA LIBERA ENTRADA DE BRASILEIROS SEM QUARENTENA, MAS EXIGE SEGURO VIAGEM
ARGENTINA DEIXA DE EXIGIR TESTE PARA BRASILEIROS VACINADOS, MAS SEGURO VIAGEM AINDA É OBRIGATÓRIO
VAI ENCARAR UM VOO LONGO? CONFIRA DICAS PARA ALIVIAR O INCHAÇO DO CORPO